Histórico

Marcos (documentos ou eventos) históricos da contribuição do Brasil para políticas e ações associadas à avaliação da importância dos polinizadores para a agricultura e desenvolvimento sustentável e sua conservação. Alguns marcos internacionais importantes são também destacados.

Data Documento/evento
1998 Reunião internacional intitulada Conservation and Sustainable Use of Pollinators in Agriculture, with an Emphasis on Bees, foi realizada em São Paulo, Brasil de 7 a 9 de outubro de 1998. Dela resultou o documento Declaração de S. Paulo sobre os Polinizadores e a criação da Iniciativa Internacional para o Uso Sustentável e Conservação dos Polinizadores (IPI)   
1999 S. Paulo Declaration on Pollinators (http://www.cbd.int/doc/case-studies/agr/csagr-pollinator-rpt.pdf) foi apresentada à CDB pelo governo brasileiro
2000 Iniciativa Internacional para a Conservação e Uso sustentável dos Polinizadores (IPI)
2000 A decisão V/5 da área de Diversidade Agrícola da Conferência das Partes 5 da CDB, em Nairobi, estabeleceu a Iniciativa internacional para a Conservação e Uso Sustentado de Polinizadores como uma atividade transversal dentro do Programa de Biodiversidade Agrícola. A FAO foi convidada pelas Nações Unidas para coordenar a Iniciativa. 
2000 Os pesquisadores brasileiros foram apresentados à Iniciativa Internacional dos Polinizadores pelo Dr. Braulio S. F. Dias, na reunião do IV Encontro sobre Abelhas de Ribeirão Preto. 
2001 Iniciada a construção do primeiro projeto utilizando a Tecnologia da Informação para construir uma rede de informações sobre polinizadores no Brasil, financiado pelo CNPq. WebBee – a Brazilian information network on bee biodiversity. www.webbee.org.br (coordenação de A. M. Saraiva e V.L. Imperatriz-Fonseca). 
2002 Plano de ação para incentivar um programa global (FAO, aprovado na COP6 da CDB) e dar suporte à formação de iniciativas regionais de polinizadores
2002 Criação da Iniciativa Brasileira de Polinizadores. Esta iniciativa passou a ser coordenada pelo governo brasileiro a partir de 2005.

http://www.webbee.org.br/bpi/documentos.htm

A Iniciativa Brasileira de Polinizadores e o Papel das Abelhas na Polinização foram apresentados em reuniões brasileiras como o XIV Congresso Brasileiro de Apicultura; o V Encontro sobre abelhas de Ribeirão Preto. Dr. Braulio S. F. Dias apresentou os planos para um projeto global, a ser construído sob a facilitação da FAO e suporte do GEF. 

2002 Durante a COP6 da CDB, realizada em Haia (http://www.biodiv.org/doc/meetings/cop/cop06/official/cop-06-04en.pdf ), foi aprovada a Decisão VI/5 – adoção  de um Plano de Ação para a Iniciativa Internacional de Conservação e Uso Sustentado de Polinizadores 
2002 Publicação pelo MMA do livro resultante do workshop de 1998, Pollinating bees: a conservation link between agriculture and nature (Kevan, P & Imperatriz-Fonseca, V.L. Editores)
2002 O workshop World Bee Checklist foi realizado como parte da reunião internacional Trends and Developments in Biodiversity Informatics, realizada em Indaiatuba, SP, Brasil, (http://www.cria.org.br/eventos/tdbi/wbcw ) coordenada pelo CRIA (V. P. Canhos), ITIS (M. Ruggiero) e IBP (V.L. Imperatriz-Fonseca). Muitos produtos foram obtidos a partir desta reunião.
2003 Primeiro curso de campo brasileiro sobre Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph, Canada). 
2003 Representantes brasileiros da IBP participam de workshop na África do Sul (Building a Policy and Pollinator Conservation Strategy) com o objetivo de preparação de um documento geral sobre o assunto para o público internacional. Delegados: V. L. Imperatriz-Fonseca, B. M. Magalhães Freitas e M. S. de Castro.
2003 O governo brasileiro incluiu os polinizadores e a polinização no Programa de Governo Plurianual 2004-2007
2003 O Governo Brasileiro através de seu Ministério de Meio Ambiente (MMA) financia, dentro do PROBIO, um Programa Nacional de Polinização de Culturas. 13 propostas foram selecionadas e financiadas.
2003 B. M. Freitas representou a BPI na reunião do CGIAR intitulada Managing Agricultural Biodiversity for Sustainable Development, no Quênia, África. 
2003 Foi realizado em São Paulo o workshop S. Paulo Declaration on Pollinators plus 5 Forum, com duas partes: “Metodologias Padronizadas” e “Iniciativas de polinizadores e o papel da tecnologia de informação (TI) : construindo sinergismo e cooperação.”. com apoio financeiro da FAO, MMA, MCT. Participação : 12 países, 77 participantes. Publicação em 2006. 
2004 1ª Reunião de Consulta Nacional da Iniciativa Brasileira de Polinizadores. Organizada pelo MMA. Documentos associados disponíveis em:

https://antigo.mma.gov.br/component/k2/item/429-2%C2%AA-reuni%C3%A3o.html

2004 Workshop internacional “Abelhas solitárias e seu papel na polinização”, realizado em Beberibe, Ceará, organizado por B. M. Freitas, da Universidade Federal do Ceará. Livro publicado: FREITAS, B.M. & PEREIRA, JOP. (eds.) Solitary bees – conservation, rearing and management for pollination. 
2004 Apresentação de temas relacionados ao papel das Abelhas como polinizadores no XV Congresso Brasileiro de Apicultura e no I Congresso Brasileiro de Meliponicultura: A IBP para criadores de abelhas. 
2004 Início da Rede Brasileira de Polinizadores, pelo CRIA, atuando através da digitalização das coleções de polinizadores, inicialmente financiadas pela FAPESP, com as coleções do Estado de São Paulo (CEPANN Coleção de Ribeirão Preto) com aproximadamente 107.000 registros on line. 
2004 Primeira reunião nacional de tomadores de decisão da Iniciativa Brasileira de Polinizadores, realizada em Brasília como parte do projeto FAO EP/GLO/301/GEF . 
2004/2005 Desenvolvimento da fase B (Project development Facility) do projeto , Conservation and Management of Pollinators for Sustainable Agriculture through an Ecosystem Approach, a ser financiado pelo GEF, com coordenação da FAO e ponto focal MMA.
2005 Desenvolvimento em São Paulo do projeto ViNCES – Weblabs para os Serviços Ambientais, construído para desenvolver a experimentação on line e dados com polinizadores (e fotossíntese), apoio financeiro FAPESP. www.ib/usp/br/vinces. Coordenação: A. M. Saraiva, V. L. Imperatriz-Fonseca e M. S. Buckeridge. 
2005 O MMA torna a Iniciativa Brasileira de Polinizadores oficial do ponto de vista governamental, através de uma designação de seus membros, por uma portaria inter-ministerial, representativa para a sociedade civil. 
2005 Realizada em Brasília a Segunda Reunião Nacional de Tomadores de Decisão da Iniciativa Brasileira de Polinizadores, como parte do projeto FAO EP/GLO/301/GEF. 
2005 Segundo curso brasileiro sobre a Biologia e Ecologia de Polinizadores, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P.G.Kevan (Guelph University), no Estado da Bahia, Brasil.
2006 VII Encontro sobre abelhas de Ribeirão Preto, com dois simpósios sobre Polinização e o Programa Brasileiro Polinizadores, coordenados pelo MMA. 
2006 Criação da Repol, Rede de Polinizadores do Estado da Bahia, Brasil, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia. 
2006 O projeto da Rede Temática de Polinizadores da IABIN (Inter-American Biodiversity Information Network) é aprovado pela OEA. O consórcio formado pelo CoEvolution Institute (L. D. Adams) tem parceiros brasileiros (Universidade de São Paulo – A. M. Saraiva e V. L. Imperatriz-Fonseca), além do ITIS (M. Ruggiero) e NBII (L. Sellers). O grupo brasileiro foi responsável pela infraestrutura de TI. 
2006 Reunião sobre os polinizadores em evento lateral realizado na COP8 da CDB, Curitiba, Brasil. Publicações apoiadas financeiramente pelo MMA: Brazilian References on Pollination and pollinators; Pollinating bees: the Conservation Link between Nature and Agriculture (edição revisada) and Solitary Bees and their Role in Pollination (reimpressão). Publicação com apoio da FAO e da Conservation International Brasil, resultante do workshop de 2003: Bees as pollinators in Brazil: assessing the status and suggesting the best practices (Imperatriz-Fonseca et al., eds.). Nesta ocasião também foi lançado o livro resultante do workshop de Mabula , África, Pollination and Pollinators 
2006 Workshop Pollinator Information in the Americas foi realizado em Indaiatuba, SP, Brasil, como uma reunião conjunta entre GBIF e IABIN. Organizado por A. M. Saraiva, P. Correa e demais colegas da Rede Temática de Polinizadores da IABIN (www.iabin.net ). 
2006 Aprovado e iniciado o projeto temático Biodiversidade e uso sustentado de polinizadores, com ênfase em Abelhas, suporte financeiro FAPESP. Coordenação: V.L. Imperatriz-Fonseca & Antônio Mauro Saraiva.. 
2007 Aprovado o projeto financiado pelo Global Environmental Facility (GEF) intitulado “Conservação e manejo de polinizadores para a agricultura sustentável, através de uma abordagem   ecossistêmica” Conservation & Management of Pollinators for Sustainable Agriculture through an Ecosystem Approach. Agência executora: FAO 
2007 Terceiro curso de campo brasileiro em Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph), no Estado da Bahia, Brasil. 
2007 Aprovada a Rede de Polinizadores pelo CNPq, que trouxe importantes avanços para o tema no Brasil

(http://www.mma.gov.br/publicacoes/biodiversidade/category/57-polinizadores.html).

2007 Rede de Coleções de Polinizadores: CRIA digitaliza mais 9 coleções de polinizadores no Brasil com 213,345 registros até Maio de 2008.
2007 Mesa Redonda sobre Ecologia da polinização. VIII Congresso Brasileiro de Ecologia, realizado em Caxambu, 24-28 de setembro, organizada por Isabel Alves dos Santos e Astrid Matos Peixoto Kleinert. 
2007 Publicação do Catálogo das Abelhas (Hymenoptera, Apoidea) da Região Neotropical (Moure, J.S.; Urban, D. & Melo, G.A.R.). Especialmente importante o Catálogo Camargo e Pedro de Meliponini neotropicais, como capítulo do grande catálogo. O catálogo entrou on line em 2008. 
2007 apresentação sem sucesso do Projeto de Lei 1634 para a proteção das abelhas
2008 Dra. M. J. O. Campos (UNESP Rio Claro) participou do evento lateral sobre Polinização de Culturas organizado pela FAO em Roma, Itália, a convite do MMA. 
2008 Participação do Dr. Breno Freitas, (UFC), como membro da IBP, e do Dr. Paulo Eugênio Oliveira, (UFU), como coordenador do projeto PROBIO, no workshop INRA/FAO sobre déficit de polinização. Avignon, France. 
2008 Curso internacional de campo sobre biologia e ecologia da polinização, com ênfase em agricultura, por Breno M. Freitas (UFC), Peter Kevan (Guelph University) e Blandina F. Viana (UFBA). 
2008 A Iniciativa brasileira de Polinizadores foi apresentada no evento lateral da COP9 da CDB em Bonn, no evento Caring for pollinators: safeguarding agrobiodiversity and wild plant diversity, realizado em 22 de Maio. 
2008 O CNPq, através de uma demanda vertical, aprovou uma proposta de construção de documento brasileiro intitulado Avaliação do uso sustentável e conservação dos serviços ambientais realizados pelos polinizadores no Brasil , para suporte a decisões de apoio financeiro a projetos envolvendo polinizadores e polinização no Brasil. Coordenadores: Vera Lucia Imperatriz Fonseca, Antônio Mauro Saraiva e Dora Ann L. Canhos. 
2008 Realizado o VIII Encontro sobre Abelhas de Ribeirão Preto, com o tema Biodiversidade e Uso Sustentado de Abelhas. 
2009 Curso de campo brasileiro em Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph), no Estado da Bahia, Brasil. 
2010 Curso de campo brasileiro em Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph), no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. 
2011 Curso de campo brasileiro em Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph), no Estado do Pará, Brasil. 
2012 Curso de campo brasileiro em Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph), no Estado de Goiás, Brasil. 
2012 Adesão do Brasil à Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), cujo objetivo é fazer a interface entre ciência e tomada de decisão política para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos, o bem-estar humano e o desenvolvimento sustentável.
2012

Imperatriz-Fonseca et al.

Publicação

Polinizadores no Brasil: Contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais. Trabalho encomendado pela CNPq e realizado com a contribuição de 85 pesquisadores de 36 instituições brasileiras, apresentando um primeiro diagnóstico sobre o declínio dos polinizadores e apresentados os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades de seu uso no país  Disponível em: http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/book/8

2013 Curso de campo brasileiro em Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph), no Estado da Bahia, Brasil. 
2012 Audiências na Câmara dos Deputados (em julho de 2013) sobre o problema do desaparecimentos das abelhas e prejuízo para a agricultura
2014 Curso de campo brasileiro em Biologia e Ecologia de Polinização, por B. F. Viana (Universidade Federal da Bahia) e P. G. Kevan (Universidade de Guelph), no Estado de São Paulo, Brasil. 
2014 1o Simpósio Brasileiro de Polinização, na cidade de Araras, São Paulo, Brasil.
2016 Aprovação de uma nova agenda para as atividades da International Pollination Initiative (IPI) para os anos 2016-2030. Disponível em: The International Pollinator Initiative Plan of action 2018-2030
2016 Avaliação global da IPBES sobre Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos, iniciativa que veio em resposta a uma solicitação dos 119 países signatários da IPBES na época (atualmente são 132 países). Disponível em:

https://www.ipbes.net/sites/default/files/downloads/pdf/individual_chapters_pollination_20170305.pdf 

12/2016 Decisão XIII/3 (CBD) sobre implicações da Avaliação do IPBES sobre Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos e proposta de políticas públicas para enfrentar o problema
2016 2o Simpósio Brasileiro de Polinização, na cidade de Catalão, Goiás, Brasil e criação da REBIPP
2016 Carta de Catalão Carta dos pesquisadores na área de Polinizadores e Polinização à Secretaria de Biodiversidade e Florestas / Ministério do Meio Ambiente solicitando posicionamento a respeito das ameaças atuais às interações entre polinizadores e plantas, e sobre os custos econômicos e sociais da perda da sustentabilidade destes serviços para o país

Disponível em: https://abelha.org.br/wp-content/uploads/2017/02/Carta-Catalão-FINAL.pdf

2016 (COP13 da CDB em Cancun, México) formada a Coalizão Internacional dos Polinizadores com o suporte inicial de 13 países, com o objetivo de ampliar parcerias entre os países que priorizaram o tema em relação a estratégias nacionais, políticas públicas e ações inovadoras para proteger os polinizadores e assegurar a produção agrícola deles dependente. Mais informação disponível em: https://promotepollinators.org/
2017 iniciativas do IBAMA de avaliação de risco de agrotóxicos em relação às abelhas: Instrução Normativa 2 de 2017
2017 Curso Internacional de Polinização liderado pela REBIPP, no Estado de São Paulo, Brasil. 
2017 1a proposta de especialistas brasileiros de Política Nacional focada em polinizadores com recomendações da Comunidade Científica para subsidiar a elaboração de uma Política Nacional para uso e conservação da polinização e dos polinizadores. Disponível em:

http://sbzoologia.org.br/blog/48-comunidade-propoe-politica-nacional-para-uso-e-conservacao-da-polinizacao-e-dos-polinizadores.php

2018 3o Simpósio Brasileiro de Polinização, na cidade de Botucatu, São Paulo, Brasil
2018 Iniciativa do IBAMA relacionada a Seleção de Espécies de Abelhas Nativas para Avaliação de Risco de Agrotóxicos
2018 Audiências no Senado Federal (em março de 2018) do Congresso Nacional sobre o problema do desaparecimentos das abelhas e prejuízo para a agricultura
2018 (COP 14 da CDB) Nova agenda para as atividades da IPI foi aprovada na COP14 para os anos 2018-2030. Essa agenda, preparada pela FAO e pela Secretaria da CDB em consulta ao IPBES e outros parceiros, detalha ações para subsidiar os governos e organizações em iniciativas relativas a:

·       

  Inclui: Definir política pública e estratégias intra- e intersetoriais; Implantar práticas amigáveis aos polinizadores no campo; Aumentar a conscientização, a troca de conhecimentos e implantar as ferramentas para tomada de decisão;Sustentar a pesquisa, as avaliações e o monitoramento. 

2019 Parecer de Reavaliação de Risco Ambiental do Imidacloprido
2019 apresentação sem sucesso do Projeto de Lei 1918 para a proteção das abelhas
2019 Lançamento do Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil. (BPBES-REBIPP 2019) Resumo informação científica para subsidiar decisões governamentais com vistas a um programa nacional de produção de alimentos aliada a proteção dos polinizadores no Brasil.

Disponível em: https://www.bpbes.net.br/produto/polinizacao-producao-de-alimentos/

2019 Curso Internacional de Polinização liderado pela REBIPP, no Estado de Minas Gerais, Brasil. 
2020 apresentação sem sucesso do Projeto de Lei 4429 para a proteção das abelhas
2020 Lançado o livro “A Polinização Agrícola por Insetos no Brasil Um Guia para Fazendeiros, Agricultores, Extensionistas, Políticos e Conservacionistas” escrito por Alexandra-Maria Klein, Breno M. Freitas, Isac G.A. Bomfim, Virginie Boreux, Felix Fornoff e Mikail O. Oliveira, publicado online pela Universidade de freiburg, Alemanha
2021 Comunicado Oficial da Reavaliação de Risco Ambiental do Imidacloprido
2021 Manual de Avaliação de Risco Ambiental de Agrotóxicos para Abelhas, 2a edição
2022 4o Simpósio Brasileiro de Polinização, na cidade de Garanhuns, Pernambuco, Brasil
2023 Curso Internacional de Polinização liderado pela REBIPP, no Estado de Minas Gerais, Brasil. 

SIGLAS: IBP Iniciativa Brasileira de Polinizadores, CDB Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica, CGIAR Consultative Group on International Agricultural Research, CNPq Conselho Nacional de Pesquisas e de Desenvolvimento Científico, COP Conferência das Partes, CRIA Centro de Referência em Informação Ambiental, FAO Food and Agriculture Organization of the United Nations, FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de S. Paulo, GEF Global Environmental Facility, IABIN Inter American Biodiversity Information Network, IPI Iniciativa Internacional de Polinizadores, ITIS International Taxonomy Information Service, MMA Ministério do Meio Ambiente, MCTI Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, PDF- Project Development Facility phase B PROBIO National Biodiversity Project, UFBA Universidade Federal da Bahia, UFC Universidade Federal do Ceará, UNESP Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho.